No dia 14 de março, comemoramos o Dia Nacional da Poesia. A poesia é uma das mais antigas formas de expressão literária. Prova disso, é o poema épico “Epopeia de Gilgamesh, data de 3000 A.C.”, considerado como sendo o mais antigo., porém, sendo reinventado no decorrer dos séculos.
Há poesia para todos os gostos, seja em rima ou em verso livre, este gênero literário é capaz de atingir até o mais duro coração. Na cidade da poesia, como é o caso de Cabedelo, nasceram dezenas de poetas talentosos como Aderbal Piragibe, Roseleide Farias, Ione Ribeiro, Antônio Muniz, Wellington Costa, Vandiclea Santos, Edna França, Aristóteles Mendes, Guibson Soares, e acolheu tantos outros a exemplo de Fátima Peixoto, José Pereira, Diná Fernandes, Jacira Pereira, Sandra Flor, Judite Ferreira, Tadeu Patrício, Edvaldo Nunes, Alexandre Oliveira, Vitória Kely, Gerusa Guedes, dentre tantos outros, o Dia Mundial da Poesia é o pretexto ideal para celebrar este género literário tão antigo quanto o sentimento que une os corações.
A data é comemorada no dia de nascimento do poeta baiano Castro Alves (1847-1871) que fez parte da última geração romântica.
Teus olhos são negros, negros,
Como as noites sem luar…
São ardentes, são profundos,
Como o negrume do mar,
(Trecho do poema “O Gondoleiro do Amor”, de Castro Alves)
Até o ano de 2015, todos os poetas brasileiros comemoravam o Dia Nacional da Poesia em 14 de março, como uma homenagem a Castro Alves, porém, em 2015, a então presidente Dilma Rousseff sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade, em 31 de outubro, ou seja, agora o Dia Nacional da Poesia é em 31 de outubro.
Sobre a data, há divergências os poetas brasileiros, enquanto uns comemoram no dia no dia 31 de outubro, outros preferem continuar comemorando no dia 14 de março, enquanto já outros, passaram a comemorar nas duas datas.
Na Paraíba, o Dia Estadual da Poesia é comemorado em 20 de outubro, data em que aconteceu a fundação do Movimento Poético Nacional, mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Poesia.
Em Cabedelo, ainda não há nenhuma Lei que se comemore o Dia Municipal da Poesia. A sociedade Cabedelense de Escritor e Poetas – SCEP, trabalha uma proposta de Projeto de Lei a ser protocolado na Câmara Municipal da cidade, propondo o dia 06 de maio, data de nascimento do poeta e jornalista cabedelense Aderbal Piragibe, que nasceu no dia 06 de maio de 1895.
A Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP, não poderia deixar passar em branco esta data e para lembrá-la, fará visitações em escolas e distribuirá poemas de poetas cabedelenses em alguns pontos da cidade culminando em um sarau poético na Fortaleza de Santa Catarina.
Dona Esperança
Toda de verde,
Bateu um dia no meu solar.
Abri-lhe a porta,
Fiz cortesias,
Dona Esperança não quis entrar…
Dona tristeza chegou depois:
Trajava luto;
Que olhar sombrio!
Abri-lhe a porta, chovia muito,
Soprava o vento, fazia frio.
Entrou chorando.
Pediu-me abrigo,
E ainda hoje mora comigo…
Aderbal Piragibe
Fundada em 20 de abril de 2010, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Cabedelo.
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP. Todos os Direitos Reservados