Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas
SCEP

Wellington da Costa Machado

Wellington Costa poeta Cabedelo

Wellington Costa Machado, filho de Rita da Costa Machado e Wilson Florentino Machado, nasceu em Cabedelo aos 02 de novembro de 1969. Foi alfabetizado no grupo escolar Pedro Américo pelas professoras D. Ruth Guedes e Tia Beta, depois passou pelo Grupo Escolar João XXIII e Escola Sesquicentenário, em João Pessoa. Começou a se interessar pela poesia aos 13 aos de idade, influenciado pelo poeta Ronaldo Cunha Lima. Em 1988, aos 19 anos de idade, muda-se para Belém de Maria – PE, onde vai estudar no internato Educandário Nordestino Adventista. Dois anos depois, volta a Cabedelo, onde vai lecionar no Instituto Educacional Ebenezer. Em 1992, torna-se Técnico de Nível Médio na Prefeitura Municipal de Cabedelo por concurso público. Um ano depois, idealiza e cria o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cabedelo – SINDCAB. Em 1998, torna-se Maquinista de Trem através de concurso público pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos chegando a se tornar presidente do Sindicato dos Ferroviários no Estado da Paraíba.

É Técnico em Automação Industrial pela Escola Politécnica Brasileira, Cursou Jornalismo pela UFPB, Licenciatura em Ciências Biológicas pela UVA e Radialismo em Rádio e Televisão pelo IFPB.

É graduado em Engenharia Mecânica pela faculdade Estácio de Sá. Foi professor de ciências, religião e biologia nas escolas José Guedes Cavalcanti e Imaculada Conceição.

Trabalhou como editor, repórter e âncora de programas radiojornalísticos nas rádios Arapuã AM, Rádio Transamérica FM, Rádio Correio FM, todas do Sistema Correio de Comunicação, além da rádio CBN, afiliada do Sistema Globo. Participou de diversas antologias promovidas pelo SEBO Cultural de João Pessoa e pela Confraria de Artistas e Poetas Pela Paz – CAPPAZ. Lançou seu primeiro livro em 2017 intitulado “Gemas do Pensamento. Criou e produziu o jornal impresso “O Povo da Paraíba” e o site jornalístico “Soltando O Verbo”.

Foi candidato a vereador pela cidade de Cabedelo por três vezes. Foi Secretário Municipal de Comunicação Social e Institucional da Prefeitura Municipal de Cabedelo. Apresentador de programa radiojornalístico da rádio Kebramar FM, onde lhe rendeu Votos de Aplausos da Assembleia Legislativa da Paraíba e da Câmara Municipal de Cabedelo. Foi ativista do Movimento Nacional pela Democratização da Comunicação e membro fundador da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – Seccional Paraíba (ABRAÇO – PB).

Produziu os livros “Escravo da Lua” (Alexandre Oliveira), Lembranças da Juventude” (Antônio Muniz), “Quando Nasce a Poesia” e “Assim Fala o Coração” (ambos da SCEP). Em 2025, lançou o livro “A Lenda da Aranha do Mar – História Baseada em Contos Populares da Cidade de Cabedelo”. Atualmente está trabalhando nos livros “Fortaleza de Santa Catarina – da Construção ao Século XXI”, em parceria com a professora e historiadora Maria das Neves Sales Pereira, e o livro biográfico “Um Bandolim Chamado Wilson”. Atualmente, é servidor concursado da Transpetro/Petrobras Transportes S/A.

É Acadêmico da Academia Paraíbana de Poesia (APP), onde ocupa a cadeira de número 38, cujo patrono é o poeta Zé da Luz, e correspondente da Academia de Letras do Sertão Pernambucano (ALESPE).