Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas
SCEP

A importância de uma Sociedade de Escritores e Poetas para Cabedelo – Wellington Costa

A importância de uma Sociedade de Escritores e Poetas para Cabedelo

Neste ano de 2025, mais precisamente no dia 20 de abril, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP, completa 10 anos de fundaçã

o. Esta data foi quando a entidade foi registrada, mas sua criação de fato aconteceu no dia 27 de fevereiro.

Cabedelo, cidadezin

ha litorânea da grande João Pessoa, sempre se mostrou como musa inspiradora dos poetas e celeiro de toda forma de arte e cultura.

Qual a importância de uma sociedade de escritores e poetas para um município? Para tentar responder a esta pergunta talvez seja interessante dar uma olhada no significado de “Sociedade”. Os confrades Sandra Flor, Roseleide Farias, Edvaldo Nunes ou Gerusa Guedes, o fariam com bem mais propriedade, mas não é intenção aprofundar muito, apenas entender o contexto geral. Este termo, “Sociedade”, significa um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa “associação amistosa com outros”. Apenas a partir dessa definição, entendemos o tamanho da importância da SCEP para Cabedelo, terra do Forte de Santa Catarina e do mais belo pôr do sol da Paraíba, sem falar nos seus coqueiros que ornam toda a orla praieira.

A associação de poetas escritores, declamadores, amantes da poesia e literatura, cria uma gama de oportunidades e meios de valorização, divulgação e principalmente o resgate dos nossos poetas e escritores, alguns esquecidos e muitos já desconhecidos da sociedade cabedelense.
Caso pudéssemos voltar no tempo, teríamos valiosos membros como Aderbal Piragibe e Hermes Nascimento, além das visitas dadas como certas do nosso vizinho, Américo Falcão em todas as reuniões.
Hoje, entre poetas e escritores, a SCEP conta com aproximadamente 18 associados, cada um com suas características, técnica e temática diferentes. A entidade tende a ganhar novos associados até 2026, enriquecendo o quadro de associados e valorizando a qualidade da instituição.

No decorrer desses dez anos de existência, vale ressaltar o importante trabalho realizado pela poetisa e professora Fátima Peixoto, quem mais tempo passou à frente da SCEP. Sua dedicação à instituição nesse período foi de grande valia para que chegássemos hoje debutante.

Vemos assim, que comemorar quinze anos de vida da SCEP é motivo de muita alegria, pois há quinze anos a literatura e a poesia tem sua chama acesa nos corações dos cabedelenses, resgatando a obra dos escritores e poetas que já se foram, valorizando as dos contemporâneos e descobrindo os que estão surgindo. Dá uma sensação da própria consolidação do tempo.

Wellington Costa
Presidente da SCEP