A Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP, é uma pessoa jurídica de direito privado, é uma associação sem fins lucrativos e com fins culturais, tendo como foco a cidade de Cabedelo – PB.
A SCEP tem por finalidade, defender os direitos fundamentais dos poetas e escritores e zelar por seus interesses. Defender o patrimônio cultural, em especial, no tocante aos acervos literários, históricos e artísticos. Apoiar as atividades literárias, artísticas, promovidas pelos escritores e poetas do município.
No ano de 2008, nascia uma nova fase da internet e a comunicação via redes sociais crescia consideravelmente, a exemplo do então Orkut. Através deste canal de comunicação, alguns amantes da poesia como Wellington Costa, Fátima Peixoto e Alexandre Oliveira, esporadicamente se encontravam de forma virtual para expor seus trabalhos. Após algum tempo, sentiu-se a necessidade de ampliar os encontros, saindo do âmbito virtual para o presencial, e assim ocorreu.
Em 2009, novas pessoas de mesmo gosto literário foram convidadas a integrar a ideia, como o poeta José Pereira, Josimar Cardoso, e as professoras Roseleide Farias e Valdenice Cardoso. À medida que os encontros em forma de saraus ocorriam, novas pessoas foram surgindo, como Gracinha Fianca, Maria José Chaves, Heretiano Pereira, Tadeu Patricio, Vandiclea Santos, dentre outras. Assim, o grupo que antes contava apenas duas pessoas, foi crescendo como as flores em um jardim fecundo na primavera.
Um ano depois, o grupo já contava com mais de dez pessoas que se reuniam mensalmente. Em 2010, aprovaram seus Estatutos Sociais em Assembleia realizada na sede da Associação dos Mantenedores-Beneficiários da Petros (AMBEP), instituição então presidida pelo Sr. Milson Texeira, tornando-a em entidade jurídica. Assim, foi fundada de fato em 27 de fevereiro de 2010, a data escolhida para a fundação homenageava o Dia Nacional do Livro Didático, e de direito em 20 de abril do mesmo ano. Nascia a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas pela louvável ação de um grupo de pioneiros ligados à poesia, literatura e a cultura, onde pontificavam jornalistas, professores, escritores, profissionais liberais, estudantes, homens públicos e conceituados cidadãos.
A primeira Diretoria ficou assim formada: Presidente: Alexandre Rodrigues de Oliveira; Vice: Wellington da Costa Machado; Primeiro Secretário: Judas Tadeu Patrício; Segundo Secretário: Fátima Maria do Nascimento Peixoto; Tesoureiro: Heretiano Henrique Pereira. Conselho Fiscal: Presidente; Roseleide Santana de Farias; Primeiro Conselheiro: José Pereira da Silva; Segundo Conselheiro: Antônio Muniz de Lima; Terceiro Conselheiro: Maria das Graças Fianca; Quarto Conselheiro: Diná Fernandes da Silva.
No ano de 2012 o poeta Alexandre Oliveira foi reeleito tendo como vice, a poetisa Roseleide Farias.
Em 2013, Alexandre Oliveira se licenciou do cargo e a poetisa Roseleide Farias assumiu a presidência até o final do mandato em dezembro de 2013. Neste mesmo ano, com novas eleições, assumiu a poetisa Fátima Peixoto, tendo o poeta Josimar Cardoso como vice-presidente para o biênio 2013/2015. As novas eleições que deveriam ocorrer em 2016, só ocorreram em 2017, sendo a poetisa Fátima Peixoto reeleita para o biênio 2017/2019, tendo o professor Tadeu Patrício como vice-presidente.
Do ano de 2019 até meados do terceiro trimestre de 2023, não houve mais reuniões e a SCEP ficou praticamente desativda. Foi uma fase de muitas perdas para a instituição, pois, faleceram importantes membros da SCEP como: Heretiano Pereira, Paulo Peixoto, Diná Fernandes, José Pereira e Jacira Pereira. Esta foi uma fase que a entidade jamais se recuperará da dor e da perda, somando-se a isso, o distanciamento social provocado pela pandemia do Covid-19.
Em outubro de 2023, ainda bastante fragilizada, os membros remanescentes da SCEP voltaram a se reunir para debaterem o futuro da instituição. O momento era tão desanimador, que se chegou a discorrer sobre a dissolução da entidade.
Para evitar o fim de uma instituição tão importante, o sócio fundador, poeta e escritor Wellington Costa juntamente com alguns membros, assumiram o compromisso de reerguer a entidade e organizou novas eleições, sendo eleito por aclamação para o biênio 2023-2025.
Atualmente, a SCEP compõe-se de 16 membros, sendo 08 fundadores e 08 efetivos.
Após um período de três anos desativada, ainda reflexo da pandemia, finalmente em 2023 a SCEP volta a se reunir e decide por novas eleições, ficando assim eleita e empossada a seguinte Diretoria: Presidente: Wellington da Costa Machado; Vice-presidente: Judas Tadeu Patricio; Primeira-secretária: Gerusa Guedes dos Santos Marques; Segunda-secretária: Maria Sandra da Silva Flor; Tesoureira: Maria das Graças Fianca. Conselho Fiscal: Primeiro Conselheiro: Fátima Maria do Nascimento Peixoto; Segundo Conselheiro: Edvaldo Nunes da Silva Filho; Terceiro Conselheiro: Roseleide Santana de Farias Silva; Quarto Conselheiro: Judite Ferreira da Silva.
Neste período, a SCEP sofreu uma importante reestruturação, em gesto de desprendimento e de visão, descortinando maior dimensão e “status” elaborando seu Brasão e adequando sua Bandeira às regras específicas.
Neste mesmo período, confecciona as carteiras de sócios dos associados, diploma Sócios Beneméritos e Sócios Honorários, cria as redes sociais da entidade, elabora a III Antologia da entidade e homenageia diversas personalidades e ex-membros. A instituição também recebe neste período, reconhecimento de Utilidade Pública da Câmara Municipal da cidade e se torna reconhecida pelas autoridades locais e pela sociedade.
Assim, briosamente, a SCEP segue seu áureo caminho, convivendo com fervilhante atividade literária, em que se mistura empreendedores pioneiros, poetas e contistas de formação diversa, além de trabalhadores, músicos, artistas, escritores, estudantes, aposentados e austeros educadores.
Fundada em 20 de abril de 2010, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Cabedelo.
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP. Todos os Direitos Reservados