O planeta Terra é composto dos seguintes elementos: terra, fogo, água e ar. Desde os primórdios, ainda na era do homem das cavernas, já se sabia que éramos dependentes dos elementos que compõem nosso planeta terra, em particular a água.
No caso da Terra, foi considerado por ter o homem como viver, o fogo poderia ser descartado porque a alimentação humana poderia ser apenas vegetariana, o ar já era importante porque sem esse elemento, não havia como respirar. Mas a água, esse item entre todos, se tornou fundamental não só para a raça humana como para todos os demais seres, além dos vegetais. Até hoje, apesar de sua importância fundamental para nossa sobrevivência, a água tem sido negligenciada pelo homem que não se importa em contaminar os rios, lagos e o mar.
Apesar da semana dedicada a água, pouca coisa tem sido feita para que possamos consumir água potável de boa qualidade.
Necessário se faz que os legisladores mundiais , em especial do Brasil, possam criar leis que possam evitar que as águas doces ou salgadas possam ser cuidadas com mais carinho para garantir a segurança e sobrevivência de nós humanos. Exemplo disso é que enquanto na Paraíba mais de 80% de seus habitantes são beneficiados com a água tratada, em Rondônia, por exemplo, nem 10% tem esse mesmo benefício. Praticamente 100% dos esgotos das áreas urbanas de todos os municípios rondoniense, são despejados nos rios e igarapés, culminando para que a população conviva com esse tipo descaso político administrativo e social.
É preciso que os três poderes nas esferas municipal, estadual e federal, criem políticas que possam pelo menos, preservar nossos rios e mares. Água é saúde, sobrevivência, é vida.
Fundada em 20 de abril de 2010, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Cabedelo.
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP. Todos os Direitos Reservados