Com textos que criticavam a situação a qual os negros eram submetidos, Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos”. Entre seus mais famosos poemas está “Navio Negreiro”, onde ele relatava sobre as condições de sofrimento durante o transporte dos escravos, além de detalhes de suas vidas, manifestando sua opinião contra esses atos de maus tratos e abusos.
Castro Alves faleceu ainda muito jovem no ano de 1871, porém, deixou um grande legado em obras importantíssimas para a história da literatura brasileira. Em sua vida, fez amizade com Ruy Barbosa, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. Castro Alves teve seu talento reconhecido e teve a cadeira 7 nominada em sua homenagem.
Até o ano de 2015, todos os poetas brasileiros comemoravam o Dia Nacional da Poesia em 14 de março, como uma homenagem a Castro Alves, porém, em 2015, a então presidente Dilma Rousseff sancionada a lei 13.131, que mudou a data para o aniversário de Carlos Drummond de Andrade, em 31 de outubro. Ou seja, agora o Dia Nacional possou a ser comemorado oficialmente em 31 de outubro.
Sobre a data, há divergências dos poetas brasileiros, enquanto uns comemoram no dia no dia 31 de outubro, outros preferem continuar comemorando no dia 14 de março, enquanto já outros, passaram a comemorar nas duas datas.
Na Paraíba, o Dia Estadual da Poesia é comemorado em 20 de outubro, data em que aconteceu a fundação do Movimento Poético Nacional, mesma data em que se comemora o Dia Internacional da Poesia.
Na cidade de Cabedelo, ainda não há nenhuma Lei que se reconheça o Dia Municipal da Poesia. A sociedade Cabedelense de Escritor e Poetas – SCEP, trabalha uma proposta de Projeto de Lei a ser protocolado na Câmara Municipal da cidade, propondo o dia 06 de maio, data de nascimento do poeta e jornalista cabedelense Aderbal Piragibe, que nasceu no dia 06 de maio de 1895.
Fundada em 20 de abril de 2010, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Cabedelo.
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP. Todos os Direitos Reservados