A Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas (SCEP), completa 15 anos de fundação neste mês de abril e, para marcar a data, realizou uma grande solenidade.
O evento aconteceu no último dia 12 de abril, no teatro Santa Catarina, em Cabedelo e contou com a presença de escritores, poetas, autoridade, intelectuais, personalidades e amantes da poesia e da literatura.
A comemoração apresentada pela Mestre de Cerimônias Sandra Flor, foi aberta pelo presidente da SCEP, Wellington Costa, seguida pela apresentação do Hino Nacional, executado pela banda da Polícia Militar da Paraíba, sob a regência do Cap Jerson Pedro Gomes. Em seguida, as professoras Zilda do Nascimento Soares e Gabrielle Cristina do Nascimento Soares, cantaram o Hino de Cabedelo, acompanhas pelo músico Valdomiro Gomes (Miro do Sax), seguida por uma belíssima apresentação da Banda da Polícia Militar que executou clássicos da MPB e da música nordestina.
Na ocasião foram outorgados títulos honoríficos a personalidades da cidade que prestaram relevantes serviços à educação e a cultura local.
Foram homenageadas as professoras Maria Regina, Valdenice Cardoso, Rejane Viana, Maria das Neves Sales Pereira, Angelita Teixeira, Ana Maria Costa, Evilásia Lourenço, Lourdes Paiva, Maria Juracy do Nascimento Araújo, Lúcia Maria do Nascimento Araújo (Dona Lúcia); além do professor Roque José dos Santos.
Também foram realizadas Homenagens Póstumas a personalidades como Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho, professora Kátia Vaz e Dra. Aleginalda Maciel.
A celebração ainda contou com o lançamento do livro “A Lenda da Aranha do Mar – baseado em Contos Populares de Cabedelo”, de Rita da Costa Machado e Wellington Costa.
Estiveram presentes ao evento: Desembargador Fred Coutinho, presidente do tribunal de Justiça da Paraíba; escritor Luiz Antônio de Araújo Marinho, membro da União Brasileira de Escritores – Seccional Pernambuco; escritora e poetisa Maria Pires, ex-presidente da Academia Paraibana de Poesia e membro da União Brasileira e Escritores – Seccional Paraíba e Acadêmica da Academia de Letras e Artes do Nordeste – Regional Paraíba; Roseleide Santana de Farias Silva, presidente da Confraria Artistas e Poetas Pela Paz – Regional Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte; Osvaldo da Costa Carvalho – Presidente da Fundação Fortaleza de Santa Catarina, as professoras Sônia e Miriam Florentino, Verônica Costa, professor Rivaldo Filho, Cap. PM Wilton COSTA, Janilson Melo Feitosa e Marieta Rezende (diretores da Associação Artística e Cultural de Cabedelo), professor e fotógrafo João Fernandes, dentre outras personalidades.
Sobre a comemoração, o presidente Wellington Costa ressaltou a importância da SSCEP para Cabedelo para a valorização e divulgação dos escritores e poetas de Cabedelo. “Através das da SCEP, pretendemos evocar nossos escritores, poeta e suas obras. Cabedelo é um grande celeiro de todos os gêneros da arte, evidenciando a poesia e literatura; mas precisamos ter quem resgate estes talentos, e a SCEP surge neste cenário exatamente com esta finalidade, destacou Costa.
Aos escritores e poetas que desejarem conhecer melhor a SCEP ou a ela associar-se, seguem os contatos:
81 – 99563 0870 (WhatsApp)
83 – 99668 1648 (WhatsApp)
scep@scep.or.br
scep.cabedelo@gmail.com
Sociedade Cabedelense de Escritores Poetas
Fundada em 20 de abril de 2010, a Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas é uma entidade de caráter cultural, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Cabedelo.
Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas - SCEP. Todos os Direitos Reservados