Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas
SCEP

SCEP prepara celebração dos 15 anos de fundação com homenagens e lançamento de livro de Contos Populares de Cabedelo

A Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas – SCEP, chega aos seus 15 anos de fundação, e para celebrar a data, está programando uma série de atividades, dentre elas, um evento que será realizado no próximo dia 12 de abril, as 16:00h, no teatro Santa Catarina, em Cabedelo.

Durante a celebração, serão homenageadas várias pessoas, dentre elas, estão as professoras Juracy Araújo, Dona Lúcia Araújo, Evilásia Lourenço, Valdenice Cardoso, Ana Maria Costa, Angelita Teixeira, Loudes Paiva, Rejane Viana, Maria das Neves Sales Pereira, professor Roque, o ex-vereador Hérlon Cabral, a Bibliotecária Anelise Macedo, Sr. Milson Teixeira, e outras personalidades que se destacaram na área da educação ou contribuíram significativamente com a entidade.

Também serão prestadas Homenagens Póstumas para personalidades que deixaram um precioso legado para o município de Cabedelo: Dr. Júlio Aurélio Moreira Coutinho, professora Kátya Vaz, Dra. Aleginalda Maciel, dentre outras.

 

Sobre a SCEP

A SCEP foi criada de fato, no dia 27 de fevereiro de 2010, porém, só foi reconhecida de direito em 20 de abril do mesmo ano.

A Sociedade, atualmente presidida por Wellington Costa, conta hoje com dezessete associados, entre Sócios Fundadores e Efetivos, mas pretende ampliar este número até o final do ano.

De acordo com Wellington Costa, a associação vem sendo reestruturada em gesto de desprendimento e de visão, descortinando maior dimensão e “status”, elaborando seu Brasão e adequando sua Bandeira às regras específicas. “Durante estes quinze anos, foram muitos desafios e conquistas, mas ainda temos muito a fazer e promover uma plêiade de escritores  poetas de cabedelo que ainda não são conhecidos e reconhecidos pela sociedade”, destacou.

Costa, destacou o orgulho em pertencer a uma instituição que vem trabalhando para resgatar, divulgar e promover a poesia e a literatura cabedelense. “Quero aqui expressar meu orgulho ímpar em fazer parte da SCEP e poder contar com cada membro desta instituição que, dentro das suas possibilidades, dão a sua contribuição para o resgate, divulgação e promoção da poesia e literatura cabedelense, tão importante para a memória cultural da cidade”.

A solenidade também será marcada pelo lançamento do livro “A Lenda da Aranha do Mar – História Baseada em Contos Populares de Cabedelo”, de autoria de Rita da Costa Machado e Wellington Costa.

Sobre o livro

A Lenda da Aranha do Mar, é o primeiro de uma série de outros contos que o escritor e poeta Wellington Costa pretende lançar em breve, como: “A Lenda da Mulher de Branco”, “O Túnel Secreto e a Cobra Grande da Fortaleza de Santa Catarina”, “A Tocha de Fogo da Ladeira do Boi Só” e O Padre do Convento do Almagre”.

De acordo com Wellington Costa, a Lenda da Aranha do Mar, é uma história passada de geração a geração em Cabedelo, que sua mãe (Dona Rita), contava para ele e seus irmãos quando crianças e que acabou virando livro, que será lançado no dia 12 de abril, a partir das 16 horas, no teatro Santa Catarina em Cabedelo com entrada aberta ao público.

“Não porfiamos para sermos notados ou vistos de forma vaidosa, pugnamos por uma sociedade em que as ações sejam vistas e levadas em conta e possamos ter a condição de deixar um legado de conteúdo necessário a vivência feliz das próximas gerações e da humanidade”, concluiu Costa.

 

EVENTO: Celebração dos 15 anos da Sociedade Cabedelense de Escritores e Poetas e Lançamento do livro “A Lenda da Aranha do Mar”,  baseado em Contos Populares de Cabedelo, de Rita da Costa Machado e Wellington Costa.

DATA E HORA: Dia 12 de abril, as 16:00h, 

LOCAL: Teatro Santa Catarina – Cabedelo – PB.

 

 

Foto Ilustrativa/Arquivo

Fonte: ASCOM SCEP